Ontem, dia 15 de abril, foi a reabertura da Tokyo Disneyland pouco mais de um mes após o terremoto que abalou o leste do Japão; O Tokyo Disney Resort , complexo que engloba a Disneyland , a Disney Sea e uma infinidade de hoteis temáticos, não fica em Tóquio . Ele está localizado na província de Chiba, mais precisamente na cidade de Urayasu que foi uma das cidades mais afetadas pelo grande terremoto pois foi construida sobre o mar. Antes considerada uma das mais bonitas da província, hoje convive com os danos e os canteiros de obras de reconstrução.
Mas o que a reabertura da Disney durante esse periodo pós desastre tem de especial ? Para mim tem um enorme siginificado.
Ontem , filas se formaram esperando a abertura do parque, todos anciosos para se divertir no mundo mágico de Walt Disney e reencontrar seus famosos personagens. Brincar nas atrações, assistir as inúmeras apresentações e paradas, fotografar com personagens e comprar lembrancinhas sabendo que existe o perigo da contaminação radioativa e incontáveis terremotos diários pode parecer loucura. Porém é uma prova de que os japoneses estão seguindo sua vida normalmente. Parecem até indiferentes a gravidade da situação. Mas deve ser assim, pois não podemos nos abater e ficar trancados dentro de casa esperando.
A Tokyo Disney retorna agora com novo horário por tempo indeterminado. Fecha bem mais cedo, as 18h, para economizar energia e assim servir de exemplo a ser seguido na campanha de economia de energia, pois o Japão está a beira de um colapso. Encerrando as atividades ainda sob a claridade do sol, o visitante perde a iluminação lindíssima , a parada noturna com seus efeitos de luzes e os fogos de artifícios atrás do castelo, mas ainda poderá viver a fantasia de estar no mundo mágico
Quem já visitou , com certeza ficou maravilhado com tamanha perfeição nos cenários, no atendimento sempre educado e no treinamento dos funcionários. Todos tem uma boa recordação do local.
Eu mesmo ja visitei inúmeras vezes. Lembro até hoje da minha primeira vez no parque há quase 20 anos. Tinha acabado de chegar ao Japão e não entedia quase nada do idioma. Combinei com meu saudoso primo Massami de encontrar um pessoal na estação ferroviária de Toquio. Achavámos que seria tão fácil quanto andar na estação da Luz em São Paulo. Aquilo era enorme , um sem número de plataformas, vários andares, isso tudo sem saber o idioma. mas tudo correu bem, encontramos o pessoal e seguimos ate a Disney.
Aproveitamos e muito! Na volta, não sabiamos em qual plataforma deviamos embarcar no trem de volta a Ibaraki, perguntamos a um senhor e acho que nos expressamos tão mal em japones que ele nos informou em ingles e ainda escreveu num papel o numero da plataforma.
Em quase vinte anos aqui, já pude até apresentar o local à minha filha. Ela também deve ter muitas boas recordações de lá. Tenho até ingressos que ganhei, no final do ano passado, da empresa que trabalho. Quem sabe logo eu não esteja revisitando o Mickey e companhia?
Enfim, se o Mickey superou o terremoto e o perigo radioativo trazendo alegria e diversão às pessoas, nós também podemos superar e seguir em frente. Yes, we can!
Nenhum comentário:
Postar um comentário