sábado, 16 de abril de 2011

E la se vão as flores de Sakura de 2011...

    O sakura, a flor de cerejeira, é um dos símbolos nacionais japoneses. Estão presentes nas moedas, selos, nos brasões. São fontes de inpirações para novelas, livros, músicas. Existem músicas para todos os estilos e idades.  Depois de perder todas as suas folhas no outono, a árvore parece definhar  no rigoroso inverno.  Mas na abertura da primavera ela parece renascer com uma florada lindíssima.  Uma árvore carregada de flores brancas e rosadas , sem uma única folha verde.  Um espetáculo que dura apenas poucos dias e que ocorre apenas única vez no ano.
Sakura durante o inverno
    As flores delicadas caem ao vento e dão lugar as novas folhas verdes do renascido Sakura.  Os japoneses tem o costume de comemorar esse período comendo embaixo das lindas árvores floridas.  Mas esse ano tudo pareceu perdido, nenhum clima festivo.  Algumas pessoas ainda mantiveram a tradição, mas muito poucos. Seria falta de respeito comemorar a chegada da primavera embaixo dos Sakuras enquanto muitos choram suas vítimas do terremoto e do tsunami?
    Segundo a mídia japonesa a resposta seria não.   Nos telerjornais as autoridades e muitas pessoas influentes pedem que se mantenha a tradição e se comemore. Mas existe uma razão por trás de todo esse coinservadorismo.  Se não se comemora, não se consome bebidas alcoolicas.  E por incrível coincidência as maiores produtoras de cerveja e outras bebidas estão localizadas nas regiões atingidas pelo desastre. A região de Tohoku pede que se comemore pois se não vender o que produz, a economia para e as consequencias serão ainda piores.
Sakura iluminado na margem do rio
    Além disso ainda tem a economia de energia que nos priva do que os japoneses chamam de light up.  Os sakuras iluminados durante a noite são lindos , mas esse ano não existiram.
Sakura iluminado em Mito, capital de Ibaraki
    A  florada de 2011 já está quase terminada em quase todo o Japão. Que essa florada seja um marco no Japão. Depois de um período sombrio, uma linda florada e a volta com toda a força para seguir adiante

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário