sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Praias Japas

Praia de Oarai, Ibaraki
   Não sei por que me perguntam como são as praias japonesas....Oras, tem água salgada, ondas e areia!  Bem, acho que não é bem isso que querem saber, então...
   Praias japonesas só da pra se frequentar durante um curto periodo do ano, entre julho e agosto.  Depois do dia 15 de agosto fica infestado de aguas vivas e depois comeca a esfriar.
   Tirando a areia e a agua salgada é tudo diferente do Brasil.  Não espere encontrar vendedores ambulantes, cheio de comida ou tranqueiras pra vc comprar. Tampouco vai encontrar um coco verde pra refrescar. Não tem nada disso.
  
    Pelo menos a praia perto de casa, a primeira vista já deixa a desejar... não tem aquela orla, com ciclovia, avenida movimentada e um monte de apartamentos de veraneio. Isso não tem aqui, talvez por causa do risco constante de Tsunamis.
    Quando voce chega  a praia logo avista casinhas, que mais parecem enormes barracões na areia. O que os Japas chamam de Umi no ie, traduzindo ao pé da letra, Casa da Praia. La tem de tudo que um banhista precisa. Tudo muito caro! Boias, biquinis, parasol, cadeiras, etc. Tem ate chuveiro, pago obviamente.  Mas uma coisa chama a atenção de um banhista brasileiro, a enorme area coberta e com tatamis, onde os banhistas descansam apos os mergulhos e fazem as refeiçoes. Alguns tem até ar condicionado.
Lula assada, parece um filhote de Alien!
Cadê a Picanha?
     Falando em refeições, esqueça o camarão frito, o peixe, e uma infinidade de coisas que tem ai no Brasil. Aqui eles vendem yakisoba, undon, pra quem não sabe, macarrão com uma sopa quente de shoyu. Além de milho verde cozido, muito, mas muito doce. Alem de algumas iguarias estranhas demais. Tem até uma lula assada, que não da a mínima vontade de experimentar. Parece um filhote de alien espetado e assado.
      E no Japão tambem tem farofeiros... Pois é.  Tem Japas que vão a praia fazer um churrasco.  Mas com o minimo de carne. Tem muitos frutos do mar, e legumes e verduras. Costume local.
Aviso proibindo a entrada de tatuados
     Além disso, em alguns locais é proibida a entrada de pessoas com tatuagens. Isso porque tatuagens está fortemente associado a Yakuza , a mafia japonesa. Dizem que a presença de pessoas tatuadas intimida os banhistas.  Alguns locais até premitem, desde que se cubra a parte tatuada.
     Pra finalizar, se vc , homem, vai a praia pra ver mulheres em trajes minusculos, se prepare pra decepção!  Tudo muito grande e em alguns casos usam até manga comprida e calça pra evitar os efeitos dos raios solares. Aqui a cor branca é sinonimo de pele bonita! E para as mulheres que desejam ver homens de sunga, tbm esqueçam.  Aqui se usa um bermudão ate abaixo do joelho!  Enfim, praias do Brasil, que saudade....
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário